quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Racismo e as Crianças

Olá!
Pensei muito se deveria escrever este post, que em tudo é diferente do que já aqui publiquei, tive algum receio que fosse mal aceite, e que esteja a fugir do contexto, mas decidi escrevê-lo!

Há uns dias vi uma reportagem (podem ter acesso ao vídeo no fim do post), que me chocou! Foi realizada uma experiência com crianças portuguesas, brancas e negras, que escolhiam qual a boneca mais bonita, a branca ou a preta! 
  • De salientar que a primeira dificuldade para esta experiência foi arranjar bonecos negros


Em 20 crianças, apenas 5 consideraram a boneca bonita, sendo que também as crianças negras diziam que a boneca da sua cor era "feia"!

A certo ponto da experiência perguntam "Qual a cor melhor", ao que a maioria diz que é a "cor branca", uma vez que é "cor de pele"!

Aí é que começo a ficar com os nervos à flor da pele!!! "Cor de Pele"?, mas onde é que isso surgiu, e porque é que ainda se continua a usar?

Uma das crianças negras diz que gostava de ser "cor de pele", ao que é questionada, sobre de que cor é ela, se não é cor de pele, ao que responde que é "castanha".

Como Educadora, acho que temos de alterar este pensamento! De uma vez por todas! 


Esta imagem refere-se à educação pelos pais, mas nós, Educadores, temos de a utilizar também! Ponham fim à "cor de pele"!


Temos de educar as crianças para as diferenças, e que existem vários tipos de "cor de pele", e que esse tom não significa que sejamos melhores ou piores!



Foi um desabafo, um post diferente, mas que acho que tem toda a importância, digam não ao racismo, digam não aos lápis "cor de pele", digam não à exclusão!!

Ah, e tenham bonecos multiculturais nas vossas salas! :D




❤



Sem comentários:

Enviar um comentário