segunda-feira, 4 de abril de 2016

Textos de Apoio para Educadores de Infância

Olá colegas,

Muitos vocês conhecem, ainda assim quero aqui deixar o apoio para quem possivelmente não tem conhecimento.

No site da Direção-Geral da Educação existe uma página com recursos para os Educadores de Infância, com várias obras que podem ser descarregadas online, e que nos podem ajudar no dia-a-dia!

Assim sendo deixo aqui as imagens das obras disponíveis, se quiserem ler algum basta clicar na imagem, que vos encaminha diretamente par ao documento em pdf.


Guião de Educação – Género e Cidadania – Pré-escolar



Trabalho por projetos na Educação de infância: mapear aprendizagens/integrar metodologias



A Descoberta da Escrita



Linguagem e Comunicação no Jardim-de-Infância



Geometria: textos de apoio para educadores de infância




Sentido de Número e Organização de Dados



Despertar para a Ciência - Atividades dos 3 aos 6




As Artes no Jardim de Infância




Organização da Componente de Apoio à Família



Desenvolvendo a Qualidade em Parceiras




Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias - Estudos de Caso



Estes são alguns dos documentos que podem ter acesso! 

Podem ver tudo aqui!

Boas leituras!  

❤



Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar



Olá Colegas,

Já sairam as novas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, e estão disponíveis no site da Direção-Geral da Educação.

Para consultarem basta clicarem na imagem!!




Boas leituras!
❤

domingo, 3 de abril de 2016

Estou de volta!!

Olá colegas,

Há muito tempo que aqui não  vinha! O Facebook é sempre mais rápido para mim! Tenho pena de ter deixado atrasar o Blog desta maneira, mas ia sempre dando noticias pela página que podem ver aqui!

Entretanto já muita coisa se passou, desde Outubro (ultimo post)... Quero tentar não deixar o blog sem nada escrito, por isso prometo deixar aqui mais noticias! :D

Possivelmente novas ideias estão prestes a ser postas em prática!

Não deixem de visitar a página no facebok!!

Já agora agradeço-vos aqui também, pelos 3419 likes na página, sem vocês nada disto era possível!!



❤


Obrigada e bom resto de domingo!!


Sou Educadora de Infância, e agora

terça-feira, 27 de outubro de 2015

A Árvore do Outono

Criamos um trabalho que demorou alguns dias, para poder ser feito com calma e tranquilidade...

Inicialmente pintamos um tronco de uma árvore, com a cor castanha, usamos lápis de cor e lápis de cera....

Posteriormente foram pintadas as mãos das crianças, e decalcadas sobre uma cartolina!!

Após a montagem (realizada pelos adultos), criamos uma árvore!! 

Esta ainda não estava completa, pois precisávamos de mais folhas a cair...

Assim sendo foi distribuído pelas crianças papel crepe de três cores: laranja, amarelo e vermelho...

Pedimos que as crianças rasgassem esses pedaços de papel, e que colassem na cartolina anteriormente preparada...

Estes são os resultados:














Estão ou não estão lindas as nossas Árvores de Outono??



Espero que gostem!

Cesto do Outono: Elementos da natureza

Dia 13 de Outubro foi dia de explorar um cesto com vários elementos da natureza..

Para além de pudermos ver todos os elementos também pudemos desenvolver os nossos sentidos..


Exploramos as pinhas....





Cheiramos as folhas secas....





Eram de eucalipto, cheiravam tãoooo bem! :) 


Também exploramos os ramos dos pinheiros....


Haviam verdes....




E castanhos...


São castanhos porque estão secos....


Aiiii, picam!!!


Artistas como somos, não quisemos ficar apenas pela exploração do cesto do Outono....

Decidimos fazer


O nosso pincel eram ramos verdes de pinheiro....

E tínhamos um prato com cores do Outono


Aqui estão eles a meter mãos à obra...









E sim, meteram mesmo a mão à obra! :) 


Os nossos resultados estão aqui!!






Espero que tenham gostado!!