quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Perfil no Facebook

Olá olá!!!

Tenho notado que surgem pedidos de amizade no meu perfil do facebook pessoal de colegas que gostam desta página, por isso mesmo decidi criar um perfil com o meu nome, Andreia Rosa(Educadora de Infância), para se quiserem adicionar, e poderem chegar mais facilmente à conversa comigo! Estão à vontade para me adicionarem e enviarem mensagens!! Obrigada por todo este carinho que têm para comigo!


❤

quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Orientações Curriculares Para a Educação Pré-Escolar - Versão Final

Olá olá,

Dia 22 de julho escrevi este post dizendo que finalmente tinham sido homologadas as Orientações Curriculares Para a Educação Pré-Escolar!

No entanto, até hoje, sempre que ia ao site da DGE e fazia o download das OCEPE ainda era a versão Provisória que estava presente!

Hoje já encontrei a versão definitiva e claro, tenho de partilhar com vocês! :D

O processo é o mesmo, poderão abrir o documento aqui e fazer o seu download!

Se quiserem que vos envie em pdf leiam este post, que terei todo o gosto em enviar-vos a versão definitiva, que tenho em pdf!





❤

domingo, 28 de agosto de 2016

Alimentação Saudável



Olá olá, 


Hoje venho-vos dar a conhecer umas obras que pertencem ao PASSE (Programa Alimentação Saudável em Saúde Escolar), não sei se conhecem este programa, mas podem conhecer o site aqui.


Através do site podem encontrar estas obras, que estão relacionadas com a Alimentação, e que achei muito interessantes para "discutir" com as crianças! 


Se quiserem que estas obras sejam enviadas para os vossos email's podem pedi-las aqui, onde terei todo o gosto! Basta enviar uma mensagem privada com o vosso email a pedir estas obras em específico! 


Boas leituras e boas partilhas!

❤

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

Expressão Artística e Matemática

Olá!!

Descobri este vídeo e quis partilhar com vocês!

Uma atividade muito simples que podem fazer com as crianças e que de certo que elas irão adorar!!

Podem guardar depois numa caixinha, e fazer de vez em quando!





Apenas precisam de:

- Pauzinhos
- Tintas
- Pincéis
- Fita cola
- Lápis de Carvão (A caneta de acetato seria uma boa ideia se não borrasse)


Se experimentarem, não se esqueçam de partilhar!


❤

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Partilhas de Documentos




Olá a todos!!

Se já seguem a página do facebook já perceberam que criei um álbum com documentos que tenho para partilhar com vocês!

Estes documentos podem ser vistos aqui, e se quiserem que vos envie algum deles basta enviar-me uma mensagem com o vosso email, dizendo qual o documento que pretendem que vos envie!

Deixo aqui os documentos que tenho disponíveis para partilha, até agora!

Pedir aqui


Pedir aqui


Pedir aqui


Pedir aqui


Pedir aqui



Pedir aqui


Pedir aqui


Pedir aqui


Pedir aqui


❤

quarta-feira, 27 de julho de 2016

O Racismo e as Crianças

Olá!
Pensei muito se deveria escrever este post, que em tudo é diferente do que já aqui publiquei, tive algum receio que fosse mal aceite, e que esteja a fugir do contexto, mas decidi escrevê-lo!

Há uns dias vi uma reportagem (podem ter acesso ao vídeo no fim do post), que me chocou! Foi realizada uma experiência com crianças portuguesas, brancas e negras, que escolhiam qual a boneca mais bonita, a branca ou a preta! 
  • De salientar que a primeira dificuldade para esta experiência foi arranjar bonecos negros


Em 20 crianças, apenas 5 consideraram a boneca bonita, sendo que também as crianças negras diziam que a boneca da sua cor era "feia"!

A certo ponto da experiência perguntam "Qual a cor melhor", ao que a maioria diz que é a "cor branca", uma vez que é "cor de pele"!

Aí é que começo a ficar com os nervos à flor da pele!!! "Cor de Pele"?, mas onde é que isso surgiu, e porque é que ainda se continua a usar?

Uma das crianças negras diz que gostava de ser "cor de pele", ao que é questionada, sobre de que cor é ela, se não é cor de pele, ao que responde que é "castanha".

Como Educadora, acho que temos de alterar este pensamento! De uma vez por todas! 


Esta imagem refere-se à educação pelos pais, mas nós, Educadores, temos de a utilizar também! Ponham fim à "cor de pele"!


Temos de educar as crianças para as diferenças, e que existem vários tipos de "cor de pele", e que esse tom não significa que sejamos melhores ou piores!



Foi um desabafo, um post diferente, mas que acho que tem toda a importância, digam não ao racismo, digam não aos lápis "cor de pele", digam não à exclusão!!

Ah, e tenham bonecos multiculturais nas vossas salas! :D




❤



sexta-feira, 22 de julho de 2016

Atividades Sensoriais

Olá a todos!

Partilhei hoje no facebook um álbum com fotografias mostrando várias atividades sensoriais, que podem ser realizadas com crianças (ver aqui)!

Encontrei também este vídeo, para que possam ver, passo a passo, como realizar cubos sensoriais, com diferentes materiais e muita imaginação!! :)



Não se esqueçam, se tiverem ideias partilhem, juntos podemos crescer! :)

❤