No terceiro ano da minha licenciatura tive uma unidade
curricular que se chamava “Teoria e Gestão do Currículo”. No que consistia esta
unidade curricular? Em dar-nos a conhecer alguns dos modelos utilizados em
educação.
Como é óbvio não foi nada aprofundado, e só aprendi o básico
do básico sobre três modelos pedagógicos.. O Movimento da Escola Moderna,
High/scope e Reggio Emilia.
No entanto, a nossa avaliação baseou-se num trabalho escrito
sobre um modelo pedagógico à nossa escolha (e o meu grupo escolheu o MEM). Assim sendo, tive mais conhecimento sobre esse modelo pedagógico
em concreto, percebendo no que consiste.
Ao longo do meu mestrado tive oportunidade de estagiar em dois contextos em que tinham como base pedagógica o MEM.
Na creche, a instituição tinha como principio o MEM, e pude
observar as rotinas que eram realizadas. No jardim-de-infância, a educadora não
tinha um modelo único, baseando-se em vários modelos, mas notava-se que o MEM
tinha influência na sala.
Ao escrever a minha tese tive de voltar a trabalhar sobre os modelos
pedagógicos, e escolhi o MEM, o High/Scope e o Trabalho de Projeto (por estarem
mais relacionados com as interações - tema da minha tese).
Como profissional, não exercendo ainda, não consigo escolher
um modelo com que me identifique, mas como estagiei e observei o MEM, consigo
integrar-me nele, e acho que é um bom modelo pedagógico.
Quais são os modelos que utilizam? Identificam-se com ele?
Partilhem opiniões!
Olá Andreia.
ResponderEliminarEstou neste momento a terminar o Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB, na fase final do relatório de estágio, em Aveiro.
Ainda há pouco tempo estive a falar sobre este assunto com as minhas colegas.
Em primeiro lugar, tiveste sorte em teres essa UC, pois aqui em Aveiro não há. Apenas tivemos um seminário de hora e meia sobre os modelos pedagógico.
Curioso, que o meu estágio no 1.º ciclo também foi numa turma que seguia o MEM.
Relativamente a opiniões, na verdade não consigo escolher um único modelos pedagógico, pois identifico-me com vários aspetos e estratégias de trabalho de vários modelos.
Gosto da cooperação e da entreajuda do MEM, gosto da aprendizagem através da experiência e do ambiente do método Montessori, gosto da importância dada à arte e à criativadade do Reggio Emilia e gosto da organização do espaço do High Scope.
Na verdade, penso que não somos "obrigadas" a escolher um modelo, mas sim a criar o nosso próprio modelo, de acordo com aquilo que defendemos e de forma a que nos sintamos bem. ;)
Catarina Maia