sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

Estágios

Tive a sorte de conhecer pessoas muito boas por onde passei, pessoas que me ensinaram parte do que sou hoje e do que pretendo transmitir às crianças.

Pude também conhecer pessoas com as quais não me identifico e que me ensinaram o que não quero transmitir as crianças.

Mas com todas elas, aprendi….

O meu primeiro estágio do Mestrado foi numa sala de creche, onde muito aprendi, e muito devo à equipa de sala. Passei momentos muito bons, e que nunca irei esquecer, aprendi a ser educadora.

Será que toda a teoria que temos ao longo da nossa formação não poderia ser trocada por meses a ouvir estas profissionais a partilhar connosco as suas experiências?

Tive numa sala de 1-2 anos, e ouvir as primeiras palavras, o não, o sim, o quero, o não quero, foi sem dúvida uma experiência fantástica! Adoro creche, para mim poder acompanhar e ajudar as crianças a desenvolverem as suas capacidades físicas e psicológicas é tão importante como as necessidades básicas de sobrevivência. Não trocaria o meu curso por nada, e anseio poder por em prática todos os meus conhecimentos e toda a minha paixão.

Passar por momentos destes, todos os dias, e poder ajudá-los a crescer, é o que quero fazer!



Não deveriam os estágios ser mais valorizados? Mais participados, mais acompanhados? A minha opinião é que sim, deveria haver mais partilha, por parte de educadores que estão no ativo, e que sabem o que acontece no dia-a-dia das salas de pré-escolar, e não estarmos rodeados de teoria que não nos leva a lado nenhum.

Sim, é certo que muita coisa aprendi nos livros, a ler, a pesquisar, a escrever, mas outras, só são possíveis de aprender no ativo, com a partilha e com a observação.


Este é sem dúvida um estágio que nunca irei esquecer! 

2 comentários:

  1. Boa noite! Eu sou aluna do 3 ano da licenciatura em educacao basica e concordo plenamente. Antes de frequentar a licenciatura nunca tinha dito qualquer tipo de experiencia junto das criancas. Como tal, acho que é importante ao longo da licenciatura existirem varios momentos de estagio para que a pessoa nao sinta que tenha caido de paraquedas num contexto educativo. Concordo plenamente que deva existir um maior contacto com as educadoras que estao em terreno.

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    1. Este estágio que refiro no meu post já é em Mestrado, infelizmente na Licenciatura apenas tive estágios de observação de 2 semanas (um em pré-escolar, outro em 1ºciclo e outro em 2ºciclo), na minha opinião isso não é tempo nenhum para perceber nada! Deviam ser mais investidos. Espero que os seus estágios ajudem a seguir a profissão da melhor forma.

      Obrigada por ter comentado!

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