terça-feira, 17 de março de 2015

Modelos pedagógicos


No terceiro ano da minha licenciatura tive uma unidade curricular que se chamava “Teoria e Gestão do Currículo”. No que consistia esta unidade curricular? Em dar-nos a conhecer alguns dos modelos utilizados em educação.

Como é óbvio não foi nada aprofundado, e só aprendi o básico do básico sobre três modelos pedagógicos.. O Movimento da Escola Moderna, High/scope e Reggio Emilia.

No entanto, a nossa avaliação baseou-se num trabalho escrito sobre um modelo pedagógico à nossa escolha (e o meu grupo escolheu o MEM). Assim sendo, tive mais conhecimento sobre esse modelo pedagógico em concreto, percebendo no que consiste.

Ao longo do meu mestrado tive oportunidade de estagiar em dois contextos em que tinham como base pedagógica o MEM. 

Na creche, a instituição tinha como principio o MEM, e pude observar as rotinas que eram realizadas. No jardim-de-infância, a educadora não tinha um modelo único, baseando-se em vários modelos, mas notava-se que o MEM tinha influência na sala.

Ao escrever a minha tese tive de voltar a trabalhar sobre os modelos pedagógicos, e escolhi o MEM, o High/Scope e o Trabalho de Projeto (por estarem mais relacionados com as interações - tema da minha tese).

Como profissional, não exercendo ainda, não consigo escolher um modelo com que me identifique, mas como estagiei e observei o MEM, consigo integrar-me nele, e acho que é um bom modelo pedagógico.

Quais são os modelos que utilizam? Identificam-se com ele?


Partilhem opiniões! 

1 comentário:

  1. Olá Andreia.
    Estou neste momento a terminar o Mestrado em Educação Pré-escolar e ensino do 1.º CEB, na fase final do relatório de estágio, em Aveiro.
    Ainda há pouco tempo estive a falar sobre este assunto com as minhas colegas.
    Em primeiro lugar, tiveste sorte em teres essa UC, pois aqui em Aveiro não há. Apenas tivemos um seminário de hora e meia sobre os modelos pedagógico.
    Curioso, que o meu estágio no 1.º ciclo também foi numa turma que seguia o MEM.
    Relativamente a opiniões, na verdade não consigo escolher um único modelos pedagógico, pois identifico-me com vários aspetos e estratégias de trabalho de vários modelos.
    Gosto da cooperação e da entreajuda do MEM, gosto da aprendizagem através da experiência e do ambiente do método Montessori, gosto da importância dada à arte e à criativadade do Reggio Emilia e gosto da organização do espaço do High Scope.

    Na verdade, penso que não somos "obrigadas" a escolher um modelo, mas sim a criar o nosso próprio modelo, de acordo com aquilo que defendemos e de forma a que nos sintamos bem. ;)

    Catarina Maia

    ResponderEliminar